LD85 TURBINA A VAPOR
Turbina a Vapor é a Máquina Térmica que utiliza a energia do vapor sob forma de energia cinética.
Deve transformar em energia mecânica a energia contida no vapor vivo sob a forma de energia térmica e de pressão. A turbina a vapor é atualmente o mais usado entre os diversos tipos de acionadores primários existentes.
Sabe-se, da 2ª Lei da Termodinâmica, que somente parte da energia contida no vapor que chega à máquina poderá ser convertida em trabalho (a chamada exergia). A parte restante da energia, que não pode ser transformada em trabalho (a anergia), permanece no vapor descarregado pela máquina.
O trabalho mecânico realizado pela máquina pode ser o acionamento de um equipamento qualquer, como, por exemplo, um gerador elétrico, um compressor, uma bomba. A anergia, que permanece no vapor descarregado pela máquina, é, em muitos casos, simplesmente rejeitada para o ambiente, em um condensador. Em outras situações, entretanto, é possível aproveitar o vapor descarregado pela máquina para fins de aquecimento, por exemplo. Aproveita-se assim sua energia residual, melhorando, em conseqüência, de forma significativa o rendimento global do ciclo.